Resultado de imagem para Padre Gino Burresi

Arquivo do blogue

sábado, 11 de julho de 2009

Peregrinação Aniversária de Julho Núncio Apostólico preside à peregrinação

D. Rino Passigato, Núncio Apostólico em Portugal, preside à Peregrinação Internacional Aniversária da terceira aparição de Nossa Senhora em Fátima, nos dias 12 e 13 de Julho.


Em entrevista: Vou a Fátima honrar o Imaculado Coração de Maria
2009-06-23


O novo Núncio Apostólico em Portugal preside este ano à Peregrinação Internacional Aniversária da terceira aparição de Nossa Senhora em Fátima, nos dias 12 e 13 de Julho.

D. Rino Passigato, arcebispo natural de Bovolone, Itália, foi nomeado como representante diplomático do Papa em Lisboa no dia 8 de Novembro de 2008. Antes de Portugal, passou pelas Nunciaturas da Bolívia (1996-1999) e do Peru (1999-2008).

Em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, D. Rino Passigato testemunha o júbilo com que recebeu o convite para presidir a esta peregrinação.

“Foi com imensa alegria que, pouco tempo após ter chegado a Portugal, em Janeiro deste ano, recebi o convite do meu Irmão D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima, para presidir à peregrinação aniversária de 12 e 13 de Julho de 2009, no Santuário de Fátima. De facto, logo desde o momento da minha nomeação de Núncio Apostólico em Portugal, pensei que era um sinal de benevolência de Nossa Senhora para comigo e, no dia seguinte ao da minha chegada a Lisboa, fui privadamente a Fátima para Lhe agradecer este favor e colocar a minha missão nesta Terra de Santa Maria, sob a Sua especial protecção materna”.

Como intenção especial para esta vinda a Fátima, o representante da Santa Sé em Portugal anuncia a oração pelas famílias, pelos casais cristãos e pelos jovens que se preparam para o matrimónio.

“Eu irei a Fátima, peregrino com os outros peregrinos, para rezar com eles, para honrar com eles o Imaculado Coração de Maria e depositar nele as preces e as esperanças, minhas e de tantas pessoas da Igreja e do mundo inteiro. Pedirei pela paz e pela harmonia entre os povos. De maneira especial pedirei pelas famílias, pelos casais cristãos e pelos jovens que se preparam para constituir um novo lar, a fim de que, desde o começo, tenham o conhecimento claro da grandeza do matrimónio cristão, sinal eficaz do amor de Deus para com o Seu povo e de Cristo para com a Igreja. Pedirei para que a Virgem Ma ria os prepare para receberem o sacramento do matrimónio como uma graça divina e o vivam na fidelidade como um caminho de santificação.”

A trabalhar em Portugal há apenas meio ano, D. Rino Passigato considera que “seria imprudente e imodesto pretender fazer qualquer balanço da minha missão em Portugal apenas só passados seis meses”.

No entanto, convidado a pronunciar-se sobre estes primeiros tempos no país, o Núncio Apostólico sublinha sobretudo o bom acolhimento.

“Posso afirmar que me sinto muito a gosto e muito bem acolhido, tanto no âmbito diplomático nas relações com as Autoridades públicas, como no âmbito eclesial nas relações com os Senhores Bispos do país com quem tive oportunidade de me encontrar, já por várias vezes, especialmente em Fátima e em Lisboa, por ocasião da Assembleia da Conferência Episcopal ou das celebrações do 50º Aniversário do Monumento-Santuário de Cristo Rei. Sinto-me a gosto e entre irmãos.”

Em continuidade com o tema anual proposto pelo Santuário de Fátima aos seus peregrinos – Os puros de coração verão a Deus – o sub-tema para esta peregrinação internacional será: “Do interior do homem é que saem as más inclinações” (Mc 7,21).
fonte:santuário de fátima

Sem comentários:

Enviar um comentário