Arquivo do blogue

domingo, 3 de maio de 2009

Imagem de Nossa Senhora de Fátima visita Lisboa e Almada


16/17 Maio – Cinquentenário do Santuário de Cristo Rei

Em 16 e 17 de Maio deste ano, a Imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima que se encontra na Capelinha das Aparições vai sair do Santuário pela décima vez.

Deslocar-se-á a Lisboa e a Almada, para estar presente nas Comemorações do Cinquentenário do Santuário de Cristo Rei, erguido em Almada, Diocese de Setúbal.

Esta será a décima saída da Imagem da Capelinha das Aparições, sendo que a sexta ocorreu precisamente por ocasião da inauguração do Monumento a Cristo Rei, em 17.5.1959, momento em que foi concretizada a consagração de Portugal aos Corações de Jesus e Maria.

O Reitor do Santuário de Cristo Rei anuncia que as comemorações de Maio próximo terão um programa “rico e variado”, que incluirá um concurso a nível nacional – para crianças, jovens e adultos – que abrange escultura, pintura, fotografia e poesia sobre o tema «Jesus Cristo: um Homem de Paz» e, entre outras actividades, a publicação de dois livros sobre o Cristo Rei.

Sobre a ida da Imagem de Fátima ao Santuário de Cristo Rei, o Padre Sezinando Alberto informa que “Vamos repetir o gesto realizado há 50 anos” e adianta: “A imagem chega a Lisboa no dia 16 de Maio onde haverá uma concelebração Eucarística, junto da Praça do Comércio. Nessa tarde viajará de barco, levada em uma embarcação da Marinha Portuguesa, para Almada. Em Almada ficará na Igreja Paroquial, para uma Vigília de Oração. Ao final da manhã do dia 17 será levada ao Santuário de Cristo Rei em procissão, para estar presente nas celebrações da comemoração, às 16h00, com a presença dos Bispos Portugueses”.

Recorde-se ainda que a nona saída da referida Imagem ocorreu em 12 de Novembro de 2005, por ocasião da realização, em Lisboa, do Congresso Internacional para a Nova Evangelização. Na altura, após uma monumental procissão de velas com a Imagem pela cidade de Lisboa, em que as entidades oficiais falaram na presença de meio milhão de pessoas, teve lugar a consagração de Lisboa a Nossa Senhora.

Em Maio próximo, junto com a Imagem de Nossa Senhora de Fátima, também as Relíquias de Santa Margarida Alacoque do Mosteiro de Paray le Monial – França irão estar presentes nas Comemorações do Cinquentenário.

Sem comentários:

Enviar um comentário